Dicas de Como Escolher a Cabine na Melhor Localização do Navio

Como escolher a cabine na melhor localização do navio?

Você está pensando em fazer um cruzeiro, está começando a se planejar, mas ainda não sabe qual tipo de cabine escolher? Ou não sabe nem como são as cabines e o que elas oferecem?

Neste conteúdo você vai saber exatamente as diferenças de categorias e o que você vai encontrar em cada uma delas.

Fique de olho nas dicas e saiba como escolher a melhor cabine, que melhor atende as suas expectativas, que cabe no seu bolso e na melhor localização do navio.

Vamos lá?

cabine interna do msc seaview

Cabines de Categoria Interna

As cabines de categoria internas são as de menor valor em um navio.

Geralmente as internas são classificadas em diversos tipos, como Internas para uma pessoa, interna para casais e até internas para 4 pessoas.

Os tamanhos das internas não são grandes, mas também não são apertadas no caso de irem em duas pessoas.

Os tamanhos variam bastante, e todas elas não possuem vista para o mar.

Mesmo sendo de tamanho menor, geralmente entre 15 e 30 metros quadrados, as cabines são muito bem decoradas, com opções na medida certa, valorizando o espaço.

Todas as cabines internas, na maioria dos navios, possuem TV LCD, telefone para ligações internas e externas, camas de casal ou solteiro, cofre, mesinhas para refeições, guarda roupa, frigobar, banheiros com ducha, secador de cabelo e acessórios de banho completos e repostos todos os dias (sabonete, xampu, papel higiênico, toalhas de rosto, banho e piscina).

As cabines também possuem tomadas 110v e 220v. O padrão das tomadas geralmente é “Europeu”.

Dica: leve consigo um adaptador de tomadas para carregar celulares e outros aparelhos, já que os navios não cedem e nem vendem estes adaptadores.

Tomadas Navios
Exemplo de tomada padrão europeu nos navios

Cabines de Categoria Externa

As cabines da categoria externa costumam ser praticamente iguais as internas, porém as externas possuem janelas com vista para o mar, com janelas bloqueadas ou não.

Algumas categorias possuem a vista bloqueadas, quando estas se localizam atrás dos botes salva-vidas.

Quando a vista é bloqueada, o valor tende a ser mais em conta, mas o barulho dos botes descendo nas paradas em locais que não possuem portos pode atrapalhar um pouco.

As cabine externas podem ser de um tamanho um pouco maior do que as internas, e também podem contar com sofá cama, além da cama de casal, comportando famílias de até 4 pessoas.

As cabines também são completas, com todos os acessórios presentes nas internas.

Vale citar também que todas as cabines são equipadas com pelo menos 4 coletes salva-vidas no caso de uma eventual emergência.

Os frigobares vêm completos com opções de água, refrigerantes, sucos e cervejas, mas atenção, eles não são de graça.

Todos os dias o camareiro verifica se foi consumido algo do frigobar e anotado para ser pago posteriormente.

Os valores variam muito de uma companhia para outra, mas todos são cobrados em dólar.

cabine externa do pullmantur soberano
cabine externa do Pullmantur Soberano

Cabines de Categoria Varanda

As cabines com varanda são maiores que as cabines internas e externas, além de possuir uma varanda privativa com cadeiras e mesinha.

Geralmente elas são localizadas nas partes mais altas do navio, o que facilita o acesso aos restaurantes e ao deck das piscinas.

Algumas das cabines além de possuir cama de casal, possuem também sofá cama e também uma cama suspensa que sai da parede, comportando até 5 pessoas na mesma cabine, geralmente para famílias com 3 filhos.

Devido ao tamanho e a varanda, elas costumam ser um pouco mais caras do que as internas e externas obviamente.

Mas as cabines com varanda são uma ótima opção para quem quer viajar com conforto e, ainda por cima, ter uma bela vista do oceano e dos destinos.

O serviço de quarto em todas as cabines é 24 horas por dia, e todas estão equipadas com um cartão onde você pode deixar avisado o camareiro se a cabine precisa de limpeza ou se não quer ser incomodado.

Todos os dias o camareiro também deixa nas cabines a programação do dia, as festas, as promoções e tudo o que você precisa saber sobre o próximo destino, horários e dicas.

cabine com varanda no independence of the seas
cabine com varanda no Independence of the Seas

Cabines Estilo Suítes

As suítes são as acomodações mais luxuosas, espaçosas e, consequentemente, as mais caras dos navios de cruzeiro.

Os tamanhos delas podem chegar em alguns navios até a mil metros quadrados, dois andares, quartos separados e duas salas.

Algumas suítes, como é o caso das suítes Aqua da companhia Celebrity, além de possuírem um chuveiro suspenso, rodeado de vidros o que permite uma vista incrível do mar, também possuem hidromassagem e jacuzzis privativas.

Geralmente quem opta pelas suítes também têm uma série de vantagens, começando pelo embarque e desembarque, em todos os portos e também nas excursões.

Outra vantagem é ter locais reservados no principal restaurante a bordo e também acesso facilitado.

Algumas suítes ficam em setores privados, apenas pessoas que adquiriram a categoria podem acessar este setor.

Alguns serviços como mordomo, frutas da estação, vinhos e espumantes, acesso ao Spa e ao teatro também fazem parte do pacote de quem opta pelas suítes (verificar com a companhia a disponibilidade).

As varandas também são privativas e chegam a ter até 10 metros quadrados.

cabine suíte no celebrity reflection
cabine suíte no navio de cruzeiro Celebrity Reflection

7 Dicas Úteis para Escolher a Melhor Cabine nos Navios de Cruzeiro

Depois de ter conferido todas as cabines mais comuns nos navios e “os extras” que vem com cada uma delas, acho prudente te oferecer algumas dicas práticas para escolher a melhor cabine no seu próximo cruzeiro.

Vamos lá:

Evite cabines ao lado dos elevadores:

A área de elevadores possui muito tráfego de pessoas, então está sempre movimentado e também existe o barulho, não só das pessoas, como também do elevador. Então procure escolher cabines afastadas.

Evite o enjoo:

Se você já viajou de navio e passou mal com enjoos ou tonturas, opte por cabines em decks inferiores. Quanto maior a altura, mais o seu corpo vai sentir o balanço do navio.

Cuidado com a localização:

Não opte por cabines que ficam logo abaixo de cafeterias, bares ou restaurantes, principalmente os que servem café da manhã. O barulho pode incomodar.

Cuidados com barulhos:

Cabines localizadas no centro do navio e no fundo (popa) sofrem menos com o balanço, porém escolha bem a cabine pois o barulho das turbinas e das âncoras pode ser um incômodo.

A vista não é tudo:

Cabines nos decks superiores possuem uma vista privilegiada, além de serem mais silenciosas, porém sentem um pouco mais o balanço do navio.

Evite sentir o balanço:

Cabines mais na frente do navio (proa) estão mais suscetíveis a sentir o balanço do navio, graças ao vento e ao quebrar de ondas.

Vale a pena tentar a sorte:

Algumas companhias oferecem a opção Cabine Garantida.

Nesta opção você escolhe o tipo de cabine que prefere, escolhe o deck, mas deixa em aberto a localização.

Em muitos casos os navegantes recebem upgrades em suas cabines devido a flexibilidade, ou seja, pessoas que adquiriram uma cabine garantida na categoria interna, podem até ficar em uma externa ou até mesmo uma com varanda, sem pagar nada mais por isso.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *