Gramado é conhecida nacionalmente como uma cidade projetada para o turismo. No entanto, um pacote para Gramado pode trazer muito mais do que algumas atrações voltadas ao entretenimento – há cultura, história, artes e religiosidade.

Gramado teve colonização ítalo-germânica e ainda hoje preserva as tradições desses povos. Essas tradições podem ser vistas desde os belíssimos jardins e parques espalhados pela cidade, pelas avenidas e o comércio de produtos artesanais.

As paisagens naturais de Gramado são apaixonantes: a Serra Gaúcha tem uma natureza diferente de outras regiões do país. Um lugar para ser visitado muitas vezes, sob os mais variados motivos, porque não dá para conhecer tudo o que Gramado oferece apenas numa única viagem.

Conheça agora 10 lugares imperdíveis em Gramado, confira e compartilhe com seus amigos!

Igreja Matriz São Pedro.

igreja matriz de são pedro
Igreja Matriz São Pedro

Erguida originalmente em madeira e pedras basálticas (rochas formadas a partir do magma), no ano de 1917, sob a orientação do então Arcebispo D. João Becker. Os vitrais presentes nessa grande capela retratam as passagens de vida do apóstolo Pedro ao lado de Jesus Cristo, criados pelo artista alemão Pedro Dobmeier.

Sua construção teve como principal inspiração no estilo arquitetônico romano, remontando aos tempos do grande Império Romano. Contando com um total de 86 metros de altura, sendo 46 somente da torre central, a igreja é responsável por abrigar um raríssimo sino com mais de mil quilos feito a partir do bronze. Visando a preservação da peça, as badaladas do sino foram digitalizadas e são reproduzidas até os dias atuais.

Apesar de possuir um aspecto de antiguidade, o local em que se encontra a Igreja Matriz São Pedro segue se renovando com diversas atrações e comemorações anuais da construção da Igreja. Conta ainda com belíssima iluminação noturna de 165 lâmpadas de LED, tornando o local mais lindo nas noites da Serra Gaúcha.

Palácio dos Festivais.

Para os amantes de cinema, o Palácio dos Festivais é o local ideal para participar do encontro mais importante do Brasil sobre cinematografia: O Festival do Cinema do Gramado. A fachada do Palácio dos Festivais é em alvenaria e de estilo colonial, tendo capacidade de receber mil e cem pessoas contando com uma programação semanal de filmes.

Para aqueles que desejam entender um pouco mais a respeito da história do Palácio dos Festivais há o Museu do Festival de Cinema, que contará a toda a trajetória deste grande evento. Dentro do museu é possível ainda apreciar a vista da Av. Borges de Medeiros dentro de uma cafeteria.

Em frente ao Palácio dos Festivais foi criada uma “Calçada da Fama Brasileira” nomeada de Caminho das Estrelas, sendo possível presenciar as mãos de alguns artistas brasileiros que por ali passaram e quiseram gravar suas mãos. Por uma breve caminhada é possível conferir esses registros.

Natal Luz.

Natal Luz
Natal Luz

Durante o período de 22 de outubro a 30 de janeiro, em Gramado acontece um grande evento chamado de Natal Luz, com diversas atrações, envolvendo desde concertos belíssimos no lago, até atrações teatrais a respeito do Natal.

O Show do Lago Ilumination é repleto das características de um concerto de música clássica tradicional: Coral, percussionistas, violinistas, fogos, etc., contando com os atributos adicionais únicos que são as Águas Dançantes e telas de projeção dando mais beleza visual à apresentação.

Também há a apresentação musical “A Lenda do Bosque de Natal”, em que é contada a história de uma bela vila escondida no Bosque dos Pinheiros de Natal quando chega ao local uma encomenda endereçada ao Papai Noel, e a partir daí se desenrola uma história divertida e emocionante.

Há também neste grande evento o desfile “A Magia do Natal”, começando com o nascimento de Jesus Cristo seguido de uma bela parada que une a magia do natal com o universo emocionante do circo. Para o encerramento, segue-se um desfile com a figura do Papai Noel para a alegria da criançada.

Snowland Night.

A atração noturna Snowland Night conta com diversas atividades e atrações tais como o “Espetáculo de Patinação Artística” trazendo consigo todas as belezas de uma dança artística sobre o gelo; o “Mega Tubing”, cheio de adrenalina na descida da Montanha de Neve com mais 90 metros de altura podendo realizar essa atividade quantas vezes quiser; a Patinação no Gelo oferecida pela Snowland é uma experiência única que trará lembranças inesquecíveis para toda a família, disponibilizando profissionais que darão o auxílio necessário.

Além disso, a Snowland Night oferece o belo Espetáculo Flokus trazendo aos espectadores toda a magia e encanto dos Guardiões da Neve que ao mesmo tempo mostram as belezas da neve de verdade e da preservação do meio ambiente.

Museu Medieval Castelo Saint George.

Museu Medieval Castelo Saint Georg
Museu Medieval Castelo Saint Georg

Construído pelo proprietário Gilberto Guzenski, o Museu Medieval Castelo Saint George é uma construção em estilo fortaleza sendo composta por pedras de arenito que pesam de 40 a 60 quilos além de portas e janelas de madeira itaúba maciças que foram confeccionadas pelo proprietário.

Ao adentrar no Museu Medieval você será recebido pelo proprietário trajando roupas e armas medievais, durante a excursão ele narrará histórias medievais contará como surgiu à ideia de construir o museu. As pinturas, mapas, quadros e brasões que estão expostos no castelo foram confeccionados pelo proprietário contando com mais de 800 mil brasões de famílias, que você pode consultar seu sobrenome no computador, e encomendar o brasão de sua família ao artesão Gilberto Guzenski.

A proposta do museu nos trás uma ideia nova de como funciona as visitas guiadas aos museus, trazendo consigo grande riqueza cultural ao propor uma experiência de imersão na história medieval. Isso contribui e muito para o interesse pelo conhecimento cultural geral que há muito tempo vem se desfazendo conforme as tecnologias se aprimoram, estimulando a curiosidade através de características únicas tais como visita guiada com uma temática de época é uma ideia que vale e muito a pena experimentar, afim de que se possa extrair o máximo de conhecimento possível sobre aquilo que desconhecemos.

Parque Terra Mágica Florybal.

O Parque possui diversas atrações que foram idealizadas e produzidas por artistas da região, os personagens e bonecos do parque são criados artesanalmente em um pavilhão de Florybal.

Ao adentrar no parque, os visitantes são recebidos pelo “Gigante Semeador” monumento este que carrega o Mundo Florybal no ombro, simbolizando a proteção, evidência e disponibilidade deste espaço às pessoas que ali chegam para visitar. Através das trilhas, é possível divisar inúmeras espécies de alas que contam a história de nosso planeta, tais como: o Território dos Dinossauros, Espaço dos Primatas, Aldeia dos índios, Santuário, dentre outros.

O espaço oferece ainda várias facilidades que farão com que o passeio seja muito mais agradável, como: dois espaços reservados para almoços e lanches como praças de alimentação e um restaurante completo com pratos de destaque da região da Serra Gaúcha além de playground com brinquedos eletrônicos e lojas de chocolates produzidos na região, como também os souvenires do Parque.

Geo Museu.

O GEO, Museu de Minerais, Gemas e Fósseis, é um espaço moderno e inovador. Localizado em Gramado, na Serra Gaúcha, leva o público a uma viagem através da fascinante história natural da Terra.

Reunindo mais de 600 exemplares de minerais, gemas e fósseis de todo o Brasil, Uruguai, Bolívia, Espanha, Marrocos, Indonésia, República do Congo e Paquistão o Geo Museu é referência nacional em armazenamento de peças de acervo geológicas e paleontológicas. Dentre essas pedras preciosas que se encontram no museu, podemos destacar a Ágata de origem brasileira que possui belas cores que nos recorda a própria bandeira nacional.

Le Jardin Parque de Lavanda.

Le Jardin Parque de Lavanda
Le Jardin Parque de Lavanda

Idealizado por um jovem casal, o Parque de Lavanda “Le Jardin” se tornou um belo e sensível local de recolhimento aonde é possível apreciar as belezas naturais das mais belas flores da região de Gramado. Jorgito e Patrícia, os criadores deste espaço, decidiram abrir as portas de seu singelo recanto em 2006, a fim de compartilhar a paz que o local oferece.

Situado na entrada de Gramado, numa propriedade de 4 hectares e com diversas plantas exóticas e espécies inéditas de lavandas no Brasil, apresenta aos seus visitantes além de um belo jardim, uma loja temática, estufas de produção de flores e um bistrô. Um lugar perfeito para aquelas fotos de lua de mel que você queria!

Dedicando-se a divulgação da lavanda e seus benefícios terapêuticos, ornamentais e culinários o parque atrai diversos turistas de todo o país e do mundo. Atua também na valorização dos jardins naturais, incentivando sua cultura, técnicas e artes a eles relacionadas.

Mirante Belvedere.

Saindo de Gramado rumo à Canela pela Avenida das Hortênsias, o turista encontra um belvedere com vista para o belíssimo Vale do Quilombo. A vista funde a beleza das matas verdes com as pequenas construções de diferentes tamanhos nas encostas à 850 metros de altitude, sendo um dos mais admirados mirantes, justificado pela ótima posição para se tirar belas fotos.

O Hurb é confiável! Confira nossas promoções e viva mais histórias!

Author

Write A Comment